Saiba mais sobre o autismo

02 abr Saiba mais sobre o autismo

A partir do DSM-5, que é um guia de classificação diagnóstica, todos os distúrbios do autismo fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do desenvolvimento neurológico, caracterizado por uma alteração da comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados.

O autismo é uma condição permanente e as causas que provocam o TEA são desconhecidas.

No autismo há a descrição de um espectro, onde as características variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo. Existem quadros associados à deficiência intelectual grave, sem o desenvolvimento da linguagem, com padrões repetitivos simples e bem marcados, além do déficit importante na interação social. Há também quadros, como os da Síndrome de Asperger, sem deficiência intelectual, sem atraso significativo na linguagem, com interação social peculiar e sem movimentos repetitivos tão evidentes.

O diagnóstico do autismo é clínico, feito através de observação direta do comportamento da criança, pela história de vida e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. Os sintomas costumam estar presentes antes dos 03 anos de idade, sendo possível fazer o diagnóstico por volta dos 18 meses de idade. Ainda não há marcadores biológicos e exames específicos para autismo, mas alguns exames podem ser necessários para investigar causas e outras doenças associadas.

O tratamento do autismo envolve intervenções psicoeducacionais, orientação familiar, desenvolvimento da linguagem e/ou comunicação. O recomendado é que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção orientado para as necessidades de cada indivíduo.

 

Camila de Almeida Lins

Psicóloga

CRP 05/47843

Sem comentários

Postar comentário