Caminhe com segurança

26 maio Caminhe com segurança

No trânsito da cidade as pessoas cumprem diversos papéis como cidadãos. Quando estão dentro de um veículo – seja um carro, ônibus, moto ou bicicleta – são motoristas ou passageiros e devem comportar-se com segurança, dirigindo com atenção, usando capacete ou cinto de segurança nos bancos da frente e traseiros. Quando estão caminhando, são pedestres e também devem ser responsáveis e cuidadosos no trânsito.

O pedestre deve cuidar da sua segurança e andar com muita atenção, pois não possui acessórios ou equipamentos de proteção contra as situações de risco que enfrenta no dia a dia do trânsito. Por isso é muito importante seguir algumas regras de comportamento, como respeitar as placas, faixas e sinalizações, para prevenir acidentes.
Ver e ser visto

Esta é a principal regra para os pedestres. Estar atento ao movimento dos veículos e certificar-se de que também foi visto pelos motoristas. É preciso fazer contato visual com o condutor para certificar-se que ele identificou a sua presença.
Caminhando
– Ande sempre pela calçada e afastado da rua;

– Em estradas ou vias sem calçada, caminhe mais à esquerda possível, no sentido oposto ao dos carros para poder ver e ser visto;

– Sempre que estiver carregando sacolas, procure deixá-las para o lado oposto ao da rua;

– Quando acompanhado de mais pessoas, ande em fila única;

– Evite caminhar ouvindo música no fone de ouvido. Além de diminuir a atenção, o pedestre deixa de ouvir os ruídos que podem indicar a aproximação de um veículo;

– Não saia correndo pelas ruas, nem mesmo nas calçadas. O pedestre deve estar sempre atento para poder parar a qualquer momento.

Cruzamento ideal

O Jornal Folha de S. Paulo publicou no dia 18 de setembro de 2012 uma ilustração de como seria o cruzamento ideal:

 

Fonte: Folha de SP, 18/09/12

 

Atravessando ruas

– Não ultrapasse correndo;

– Durante a travessia, nunca volte para buscar objetos caídos no chão;

– Atravesse a rua sempre pela faixa de travessia;

– Ao atravessar na faixa, caminhe pelo lado direito. Se todos andarem ordenados, o fluxo melhora;

– Atravesse sempre em linha reta: é o caminho mais rápido até o outro lado da rua;

– Olhe para os dois lados, 2, 3 ou mais vezes, até ter certeza de que nenhum veículo se aproxima e deixe claro a intenção de atravessar;

– Obedeça a sinalização. Nos cruzamentos em que existem semáforos para pedestres, só atravesse a rua quando estes estiverem abertos;

– Em vias de grande movimento ou de alta velocidade, utilize as passarelas, sempre que disponível;

– Ao passar pelas Lombadas Eletrônicas, os veículos reduzem a velocidade, por isso sempre atravesse a rua próximo ao equipamento ou na faixa de segurança dele;

– Ao desembarcar de um veículo saia pelo lado da calçada e aguarde que ele se afaste para iniciar a travessia. Nunca atravesse a rua por trás de ônibus, carros, árvores ou outros obstáculos que impeçam que os motoristas os vejam.

 

De olho na sinalização e nos veículos

Assim como as placas de sinalização e os semáforos orientam os motoristas, os pedestres também podem se orientar através deles. Por exemplo, o pedestre deve respeitar as vias exclusivas a ciclistas e os semáforos.

Para atravessar, a melhor opção sempre é seguir até o semáforo para pedestres e aguardar a sua vez de passar, caminhado pela faixa de segurança. Mesmo quando o sinal estiver verde para o pedestre, espere os veículos pararem e confira se o motorista percebeu a sua presença. Só então atravesse a rua.

No trajeto diário até a padaria, a escola ou o trabalho procure fazer o caminho mais seguro, com menor fluxo de veículos, calçadas e cruzamentos sinalizados. Quanto menor o número de travessias, melhor. Lembre-se que nem sempre o caminho mais curto é o mais seguro.
Mortes no trânsito

Em 2010, 41 mil pessoas morreram em acidentes com veículos no Brasil. Os pedestres representaram 29,1% dessas mortes:

Fonte: Mapa da Violência 2012, Instituto Sangari

 

Fonte: Trânsito Ideal.

 

Sem comentários

Postar comentário